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    Feira de ourivesaria Portojóia termina com novos recordes e sentimento de "renovação"

    A 28.ª edição da feira de ourivesaria e relojoaria Portojóia terminou no domingo, em Matosinhos, com um novo recorde de 10.045 visitantes e 162 expositores, destacando a organização a "renovação" do setor, que "atrai cada vez mais jovens 'designers'".

    "Foi notória nesta edição da feira muita diversidade ao nível dos expositores e foi possível sentir a renovação do próprio setor, que está a atrair não só os fabricantes tradicionais, mas cada vez mais jovens 'designers' que estão a dar cartas e são cada vez mais ambiciosos na apresentação das suas peças", afirmou a diretora da feira, Amélia Monteiro, em declarações à agência Lusa.

    Segundo a responsável, os expositores presentes continuam a querer manter "sigilo" relativamente à faturação associada à feira, mas "dizem que correu muito bem" e que "estão confiantes numa subida das compras dos consumidores no próximo Natal, porque as muitas novidades apresentadas tiveram sucesso".

    A diretora da Portojóia destaca também o recorde atingido em termos de visitantes -- foi ultrapassada a meta estabelecida dos 10.000 visitantes profissionais -- assim como de número de expositores e de área expositiva, que atingiu os 3.520 metros quadrados.
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    Entre os vários prémios atribuídos, Amélia Monteiro destacou a escolha de Leonor Silva como "'Designer' Revelação" e de Teresa Milheiro pela "Melhor Inovação (Técnica e Materiais)", assim como a atribuição do prémio carreira a Manuel Freitas e a homenagem feita a seis empresas que nunca falharam uma edição da Portojóia.

    Apresentando-se como "a maior feira do setor em Portugal", a Portojóia decorreu de quinta-feira a domingo na Exponor, em Matosinhos, este ano sob o tema 'Jewels tell stories' ("As joias contam histórias").

    Além dos espaços de exposição, aos visitantes profissionais da feira foram apresentadas atividades como um encontro de 'bloggers' e 'workshops' sobre "A história das marcas e contrastes", "O profissional da joalharia, ourivesaria e relojoaria do futuro -- 'social selling'", "Alerta: diamantes sintéticos" e "Breve história da joalharia contemporânea em Portugal".

    Entre os expositores presentes, 35% eram marcas de joias, 25% importadores de marcas, 15% fabricantes de joias, 20% produtores de 'software' e máquinas e 5% 'designers' de autor.

    Quanto aos visitantes, são em cerca de 80% ourivesarias, joalharia e relojoarias, tendo as categorias "outros profissionais do setor" e "estudantes e decoradores" um peso de 10%".

     

    By Diário de Notícias.

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