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    Diogo Dalloz

    “As nossas colecções partem sempre de uma história”

    Qual a peça que mais prazer lhe deu criar e porquê?
    Não há uma peça específica que mais me deu prazer de criar. Mas as peças que possuem o conceito |in|complete são sem dúvidas as predilectas. São jóias que permitem a troca das gemas ou a forma da jóia pelo próprio usuário, gerando uma variedade enorme de opções e que dão aos clientes a possibilidade de modificar a sua própria peça em casa.
    Criar jóias que vão além do objectivo de adornar, mas que permitem uma interacção dos usuários com estas, é difícil e dispendioso. Mas ver o resultado final, onde a troca das gemas funciona perfeitamente e com segurança, o interesse que isso desperta nos nossos clientes e a felicidade destes em adquirir tais jóias é muito gratificante


    Quando cria uma coleção pensa em associar-lhe uma história? Se sim, de que forma é feito esse processo? Primeiro nasce a coleção e só depois a história ou ao contrário?
    O processo criativo utilizado para a o desenvolvimento das nossas colecções vem sempre a partir de uma história. Uma história real, de ficção, a história de um povo, de um projecto arquitectónico, de uma cultura ou até a história da importância do fogo para a evolução da humanidade (tema utilizado na minha dissertação de mestrado pela ESAD).
    O primeiro passo é determinar qual história queremos contar e depois de que forma iremos contar essa história (com várias peças inspiradas no tema ou com várias sub-colecções para contar cada ponto dessa história). Tudo irá depender da história que será contada. O importante é levar para as pessoas a nossa visão daquela história e deixar que a imaginação delas esteja livre para interpretar o nosso trabalho


    Para lá das histórias que se criam para as peças, tem alguma peça que tenha uma história real e que de algum modo o/a marcou (de forma engraçada ou comovente)?
    Eu não falaria de uma peça, mas de uma colecção. A colecção "Set the world on Fire" desenvolvida para a minha dissertação de mestrado pela ESAD foi a que mais precisou de dedicação e tempo. Foram meses de estudos sobre o fogo, a sua história, formas, efeitos, importância para a humanidade e a sua relação com as religiões e crenças que este possui. O desenvolvimento desta, atrelado à sua importância para a minha carreira e todo o contexto pessoal que ela trouxe, faz desta colecção a que mais me marcou e me ajudou a crescer profissionalmente e pessoalmente. Essa colecção não só foi inspirada em uma história, mas me ajudou a escrever a minha própria história.

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