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    Ana Pina

    Qual a peça que mais prazer lhe deu criar e porquê?
    Mais do que a peça enquanto resultado final, o que me dá mais prazer é o processo criativo - as peças ou colecções vão-se desenhando na minha mente antes de as passar para o papel, mas é quando testo as ideias na banca que muitas vezes surgem as soluções finais. A partir de um elemento base multiplicam-se combinações infinitas que exploram relações geométricas, variações de escala, proporção e complexidade.

    Uma das colecções que mais prazer me deu criar foi talvez a Modular: a ideia inicial era criar uma peça inspirada pela arquitectura, para integrar uma exposição temática colectiva. Embora este seja um tema que me é muito querido, esta foi provavelmente a única colecção directamente inspirada por um elemento ou edifício concreto (Torre Burgo, Arq. Souto de Moura). Escusado será dizer que o anel inicial se desdobrou numa série de outras peças, que facilmente valem por si só ou se combinam entre si - e o seu número só não aumentou ainda porque as mãos dificilmente acompanham a velocidade das ideias.

    Quando cria uma coleção pensa em associar-lhe uma história? Se sim, de que forma é feito esse processo? Primeiro nasce a coleção e só depois a história ou ao contrário?
    Geralmente não penso em peças isoladas, mas sim em colecções - cada peça surge como um elemento que faz parte de um todo, como se fosse mais uma letra ou palavra integrada num texto maior. As histórias que as minhas peças contam talvez sejam mais povoadas por cenários do que por personagens, são o reflexo das suas fontes de inspiração: a abstracção, a geometria, a arquitectura.

    Para lá das histórias que se criam para as peças, tem alguma peça que tenha uma história real e que de algum modo o/a marcou (de forma engraçada ou comovente)?
    Embora continue a ser para mim um prazer e uma surpresa ver as minhas peças viajarem para países distantes, é sempre especial quando alguém escolhe uma peça minha para oferecer a alguém importante ou para fazer parte de um momento marcante da sua vida. Tendo em conta que não é habitual desenhar peças personalizadas, nesse momento sinto que o meu trabalho é efectivamente compreendido e apreciado.

    Se pensar numa peça específica que me tenha marcado particularmente, recordo-me de uma das primeiras peças que desenhei: a pulseira da Colecção Articular, que, tendo nascido de uma solução não planeada em resposta a um erro, acabou por tornar-se numa das peças mais icónicas da colecção e representativas dos princípios que regem o meu trabalho. Muitas vezes sinto que, por muito que tente projectar, são as formas que acabam por me encontrar - como se este fosse um processo mais de descoberta do que de procura.
     

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