ARTS & JEWELS

Arts & Jewels

Uma das novidades desta edição da Portojóia é a iniciativa “Arts & Jewels”, promovida pela Portojóia, que uniu jovens promessas da joalharia nacional com designers de diferentes áreas ligadas à moda e à arte, para o desenvolvimento de coleções exclusivas que serão apresentadas em primeira mão no evento.

A iniciativa eleva a joalharia portuguesa para lá das suas barreiras e integra-a em setores dominantes e em permanente evolução. Uma aposta da Exponor na associação da arte à joalharia, com a apresentação de propostas criativas que se inspiram nas tendências do mercado.

Lia Gonçalves & Gonçalo Peixoto
O minimalismo contemporâneo de Lia Gonçalves, designer de joias, funde-se com a praticidade diária de Gonçalo Peixoto, designer de moda. Joalharia que se integra no vestuário quotidiano, complementando-o e proporcionando exclusividade na sua utilização. É esta a proposta da dupla criativa que, através do trabalho artesanal e detalhado, traz a esta edição da Portojoia uma coleção marcada por peças orgânicas e com linhas interpretativas.

Ana Pina & Oupas
Arquiteta de raiz e joalheira por paixão, Ana Pina encontrou na Oupas o encaixe perfeito para esta edição da Portojoia. O seu trabalho inspirado em raízes arquitetónicas e nas tradicionais técnicas da joalharia nacional, uniu-se à versatilidade do papel e papelão utilizado pelas três jovens designers gráficas. E desta improvável fusão, resulta uma coleção de peças que unem o mundo mágico da Oupas ao minimalismo da joalharia Ana Pina.

Joana Santos & Nobrand
Peças modernas que se inspiram nas tendências do passado: Joana Santos, designer de joias, e a Nobrand, marca de calçado que celebra 30 anos de existência, desenvolveram uma coleção exclusiva que ultrapassa as barreiras do convencional. Os designers apostaram em peças únicas que, ainda que solidifiquem áreas opostas, realçam elementos comuns: o design e a criatividade. A coleção Revivel pretende resgatar os modelos mais icónicos do calçado português e personalizá-los com a estética cosmopolita de Joana Santos.

Mesh & Very Bushwick
O trabalho artesanal da Very Bushwick num encontro sincronizado com a versatilidade da Mesh, resulta numa coleção atenta ao detalhe e à frescura das suas linhas. Esta parceria vem personificar um sonho de infância: duas amigas que partilham a paixão pelo design, unem-se na Portojóia para desenvolver peças que primam pela leveza, suavidade e atenção ao pormenor.