A 33ª edição da PortoJóia, a maior feira da Exponor dedicada aos setores de joalharia, ourivesaria e relojoaria em Portugal, decorreu entre os passados dias 26 a 29 de setembro, com o intuito de celebrar a individualidade, promover o networking e partilhar as principais tendências e novidades do setor.
Durante quatro dias, a Portojóia reuniu mais de 3.000 profissionais da área portugueses e internacionais, oriundos de mais de 17 países, num espaço que contou com mais de 100 empresas a expor os seus produtos – entre elas, Eugénio Campos, Topázio e Kantelegante. O espaço contou, ainda, com a presença da Oficina PortoJóia e com a apresentação das propostas criativas da iniciativa Arts & Jewels, bem como das peças vencedoras do Prémio Best of Aluno Revelação 2024.
“À semelhança das edições anteriores, a PortoJóia voltou a destacar-se pelo elevado número de empresas com interesse em expor os seus produtos e pelo número considerável de visitantes que vieram conhecer as principais tendências e novidades do setor. O resultado foi bastante positivo, revelando a importância que a PortoJóia tem vindo a assumir para os profissionais da área enquanto principal montra de joalharia em Portugal. Queremos continuar a investir na PortoJóia e atrair cada vez mais visitantes a nível nacional e internacional.”
Oficina PortoJóia, Arts & Jewels e Prémio Best Of destacaram-se na 33ª edição da PortoJóia
Para Eunice Neves, Diretora do CINDOR, “a Oficina PortoJóia é uma oportunidade para mostrar a dimensão da produção de joalharia. Esta é uma dinâmica que gera sempre alguma curiosidade e atratividade por parte dos visitantes. Tratando-se de uma feira profissional, à partida os visitantes terão este conhecimento, mas ter a oportunidade de visualizar e experimentar é sempre diferenciador no contexto de uma exposição como a PortoJóia“.
No que respeita à dinâmica Arts & Jewels, uma das peças apresentadas intitula-se “Nós”, da autoria de Bárbara Goyri juntamente com Anna Westerlund, prestigiada ceramista portuguesa. “A ideia foi criar algumas peças de joalharia que servissem de adorno às peças de cerâmica da Anna. É muito importante conseguirmos transmitir através da nossa criação a possibilidade de interligar duas artes completamente distintas e, ainda assim, conseguir um resultado muito bonito”, explica Bárbara.
Este ano, o Prémio Best Of Aluno Revelação foi atribuído a Ana Luísa Cerqueira Rego, autora de uma peça desenvolvida através de modelação em cera. “Na linguagem simbólica, tudo se organiza por um bem maior e o legado perdura no sonho de quem vive. ‘Maria’ é uma peça una que, ao mesmo tempo, é tripla: propõe devoção, permite a contemplação interna e externa e manifesta a versatilidade e o empoderamento”, explica Ana Luísa.
Feedback dos Expositores
Presente desde a primeira edição, Eugénio Campos, gerente da empresa Eugénio Campos, destaca a PortoJóia como o maior e mais importante palco para dar conhecer aos profissionais as novidades da marca e o seu prestígio no mercado. “Primeiro, a PortoJóia é fundamental para o setor, por se poder apresentar num único espaço o melhor da joalharia. No caso particular da Eugénio Campos, desde sempre que apresentamos neste espaço a maior e melhor coleção do ano, a Coleção Outono-Inverno, incluindo a coleção de Natal. Além disso, é uma excelente oportunidade para iniciar relações profissionais com clientes do setor”.
Eugénio realça, ainda, o balanço muito positivo desta edição. “Tivemos sempre muito ocupados, com muitas visitas ao nosso stand. Senti uma grande curiosidade por parte dos visitantes tanto no setor em geral, como na nossa marca. Senti, principalmente, um grande interesse em querer comprar os nossos produtos. É por isso que a PortoJóia é tão importante para a Eugénio Campos”.
A comemorar os seus 150 anos, também a Topázio marcou presença na PortoJóia. Vânia Nogueira, Diretora de Marketing da empresa, destaca a PortoJóia como “uma montra para expor os nossos artigos no mercado nacional, daí a nossa presença há já três anos consecutivos”.
Em termos de balanço, Vânia realça o interesse e entusiasmo dos profissionais durante o evento. “Senti que as pessoas vieram cá para nos visitar, para fechar negócios, para conhecer a nova coleção. Isso para nós é super importante. Na próxima edição, esperamos regressar em força e com novidades”.
Paulo Carvalho, vendedor da Kantelegante, salienta a importância da PortoJóia para dar a conhecer as novidades da marca. “Todos os anos, trazemos novidades à PortoJóia e lançamos os nossos produtos durante o evento. É extremamente importante a divulgação que a PortoJóia nos permite ter, elevando cada vez mais o nosso patamar no mercado nacional”.
Numa fase de crescimento da empresa, Paulo destaca “o balanço positivo desta edição da PortoJóia, fundamental para angariar novos clientes e estabelecer os contactos certos para fazer crescer a marca no setor da joalharia em Portugal”.