Iniciativa CIBJO e AORP

Iniciativa CIBJO e AORP

A Portojóia associa-se a esta iniciativa da CIBJO e AORP dada a relevância a atualidade dos temas da ética e comércio responsável como contributo indispensável para a promoção da confiança no produto “Joalharia” e no próprio setor.

A CIBJO – The World Jewellery Confederation, publicou recentemente um manual de boas práticas para o comércio de artefactos de ourivesaria com materiais gemológicos ou simplesmente de pedras soltas. A Portojóia associa-se a esta iniciativa da CIBJO e AORP dada a relevância a atualidade dos temas da ética e comércio responsável como contributo indispensável para a promoção da confiança no produto “Joalharia” e no próprio setor, sendo objeto de uma ação de esclarecimento no dia 26 de setembro.

O documento, de título original “CIBJO’s Do’s & Dont’s”, agora traduzido em Português pela AORP, pretende contribuir para a aquisição de boas práticas de transparência e de ética profissional no que diz respeito à venda e promoção de diamantes, pedras de cor, pérolas e corais, vertente fundamental para a manutenção da confiança dos consumidores em produtos de joalharia e ourivesaria e no sector em geral.
O manual é um guia de referência simples para dar assistência a quem lida com diamantes, pedras de cor, pérolas e corais e/ou produtos artificiais (e.g. pedras sintéticas), nomeadamente na compreensão das suas obrigações para com os seus clientes, dando igualmente recomendações na interação com fornecedores.
O manual não se substitui aos CIBJO Blue Books publicados regularmente sobre diamantes, pedras de cor, pérolas, corais, laboratórios gemológicos.

Pode fazer o download do documento aqui.

NEWSLETTER