PROGRAMA

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26 SETEMBRO

11H30 | Filigrana de Portugal, Produção Artesanal certificada

Oradora: Teresa Costa, Diretora Executiva Aderecertifica – Organismo de certificação

Em 2018 a certificação da FILIGRANA DE PORTUGAL  passou a constar no Sistema Nacional de Certificação das Produções Artesanais Tradicionais.

Esta certificação permite informar, inequivocamente, o consumidor que está perante uma produção artesanal, com especificidades e características diferenciadoras que a fazem distinta das outras filigranas produzidas no resto do mundo, associada a um importante e milenar legado sócio-cultural.

O principal objetivo é defender os produtores certificados, valorizando a produção artesanal em detrimento da produção industrial que confundem os próprios comerciantes e enganam o público em geral.

Com entrada em vigor deste diploma foi alterado os termos de comercialização de artigos em Filigrana, venha conhecer os requisitos legais e vantagens de adesão para sua empresa.

Saiba mais em www.filigranadeportugal.pt

Filigrana de Portugal, Produção Artesanal certificada

15H | COMÉRCIO ÉTICO E RESPONSÁVEL EM DIAMANTES, PEDRAS DE COR, PÉROLAS E CORAIS – O que fazer e o que evitar

Orador: Rui Galopim – CIBJO – The World Jewellery Confederation

Dada a crescente importância dada ao comércio ético e às práticas comerciais responsáveis, a CIBJO – The World Jewellery Confederation, publicou recentemente um manual de boas práticas para o comércio de artefactos de ourivesaria com materiais gemológicos o simplesmente de pedras soltas. O documento, de título original “CIBJO’s Do’s & Dont’s”, agora traduzido em Português pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, delegado oficial da CIBJO em Portugal, pretende contribuir para a aquisição de boas práticas de transparência e de ética profissional do que diz respeito à venda e promoção de diamantes, pedras de cor, pérolas e corais preciosos, vertente fundamental para a manutenção da confiança dos consumidores em produtos de joalharia e ourivesaria e no sector em geral. O Vice-Presidente do Setor A da CIBJO, Rui Galopim de Carvalho, irá apresentar o manual e demonstrar a sua pertinência em face dos desafios que as pedras atualmente colocam ao setor. Este manual, que é um guia de referência simples que não se substitui às normas publicadas nos CIBJO Blue Books, serve para dar assistência a quem lida com diamantes, pedras de cor, pérolas, corais preciosos e/ou produtos artificiais (e.g. pedras sintéticas), nomeadamente na compreensão das suas obrigações para com os seus clientes, dando igualmente recomendações na sua interação com fornecedores, tentando abranger toda a cadeia de distribuição e de valor do sector. Download do documento em Português no site da AORP.

Comércio ético e responsável em diamantes, pedras de cor, pérolas e corais - O que fazer e o que evitar
Comércio ético e responsável em diamantes, pedras de cor, pérolas e corais – O que fazer e o que evitar


16H30 | Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”

Orador: André Costa – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

Conheça os documentos alfandegários emitidos pela CCIP, no âmbito da exportação temporária e definitiva. Exportação Definitiva – Certificado de Origem Mais Facilidade na Transações Internacionais! Tem conhecimento que já existe o certificado de origem eletrónico? Sabia que já é possível dispensar o suporte de papel para atestar a origem? Neste momento, já é possível utilizar um certificado de origem de forma eletrónica, que pode ser validado pelo importador.

Exportação Temporária – Carnet Ata. Não perca tempo na alfândega! Sabia que cada vez que desloca temporariamente mercadorias para fora da União Europeia tem de assegurar a documentação das mesmas? Esta ferramenta dá pelo nome de Carnet AT e funciona com um passaporte da sua mercadoria, reconhecido internacionalmente em mais de 110 regiões /países. Entre enúmeras outras vantagens, permite às empresas fazerem negócios, poupando custos e evitando burocracias.

Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”

Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”



27 SETEMBRO

11H30 | UniqueMark: um método inovador para criar e autenticar uma marca única em artefactos de metais preciosos

Orador: Doutor Nuno Gonçalves

O projeto UniqueMark visa um sistema para criar uma marca única e irreprodutível em artefactos de metais preciosos e na construção de um sistema para a validação da autenticidade desta marca. O projeto definiu dois modos diferentes para essas marcas. Por um lado, a marca única pode ser criada por puncionamento sobre uma dispersão de partículas de diamante na superfície do artefacto que, na prática, é irreprodutível, já que a disposição das partículas resulta de um processo aleatório caótico. Por outro lado, um processo alternativo para criar uma marca irreprodutível pode ser alcançado marcando-se o artefacto por laser usando um desenho determinístico descrito por uma função matemática específica cujos efeitos sobre o metal são tais que a reprodução exata do mesmo desenho de laser seja facilmente distinguida, criando assim uma marca de laser única e irreprodutível. O projeto também inclui um sistema para verificar a autenticidade da marca usando um microscópio digital ou uma câmara de um smartphone com uma lente de ampliação. Esta verificação de autenticidade é baseada em minúcias da marcação que são armazenadas para cada marca. As marcas UniqueMark, aplicadas nas Contrastarias (3 patentes pendentes), podem então ser usadas pelos produtores, consumidores e autoridades para proteger os itens contrafeitos e rastrear objetos ao longo do seu tempo de vida.

UniqueMark: um método inovador para criar e autenticar uma marca única em artefactos de metais preciosos

15H30 | “Online vs offline – o backstage de uma marca digital”

Orador: Mel Jewel

Marta e Luísa são os nomes, a cabeça e as mãos por detrás da Mel Jewel, marca de joalharia portuguesa, apresentada pela primeira vez ao público na edição do ano 2016 da PortoJóia e que venceu o prémio de “Melhor loja online” em 2018.

Designers de comunicação e joalharia, respectivamente, juntaram-se para concretizar o sonho de criar a sua marca de jóias que chega hoje a países como EUA, Inglaterra, Itália, Coreia do Norte, entre outros.

Na talk “Online vs offline – o backstage de uma marca digital” vão partilhar com todos o seu percurso mostrando que o universo do comércio online é o futuro, sempre de mãos dadas com acções offline, indispensáveis na criação de empatia com o cliente.


“Online vs offline – o backstage de uma marca digital”

16H00 | Sustentabilidade no mundo da moda

Orador: Ana Costa – Fashion Catalyst
Orador: Marita Moreno – Rota Criativa
Moderadora: Fátima Santos

A Sustentabilidade transformou-se num tema central em Moda sendo partilhado em diversos fóruns: desde artigos de media, passando por feed’s de Instagram de influenciadores, a ‘coleções cápsula’ de marcas de moda.

Estudos recentes demonstram que os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com a responsabilidade social e ambiental na Indústria da Moda. Mas quais são os pilares da Sustentabilidade e qual o seu verdadeiro significado?

Nesta talk Ana Costa irá partilhar a Visão da “Sustentabilidade no Mundo da Moda” da ‘Fashion Catalyst’, apresentando um ponto de vista sistémico a 360º da Indústria Têxtil, os princípios de Economia Circular e a inevitável passagem do tema Sustentabilidade para Responsabilidade e Regeneração.

Marita Moreno percursora e inspiradora da sua própria marca une-se a esta tendência da sustentabilidade e apresentação do Projeto Rota Criativa que visa a criação de uma rede integrada de centros de incubação para artesãos, de modo a promover as artes e ofícios tradicionais e regionais

19H30 | Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios

O Grande Prémio de Relojoaria distingue anualmente as melhores peças de relojoaria em diferentes categorias lançadas/apresentadas no período a que corresponde cada edição. O Anuário Relógios & Canetas pretende, com esta iniciativa, promover a indústria relojoeira, as suas marcas e representantes em Portugal, reconhecendo assim a sua importante contribuição para a evolução do setor dos serviços no país e, sobretudo, para o segmento do luxo. O Grande Prémio de Relojoaria tem as seguintes categorias: Relógio do Ano, Prémio Complicação, Prémio Relógio Masculino, Prémio Relógio Feminino, Prémio Relógio Desportivo, Prémio Melhor Design, Prémio para Melhor Relógio do “Quotidiano”, Prémio do Público, Prémio Especial do Júri. Os vencedores do Grande Prémio de Relojoaria 2019 serão anunciados em novembro, em evento a realizar no Hotel Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.

Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios

Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios



20H00 | Prémio Best Of

A Portojóia volta a premiar o talento e criatividade do setor com o Prémio Best Of 2019. Este prémio pretende distinguir o design e a inovação e já vai na quarta edição, elegendo os grandes vencedores em nove categorias: Prémio Carreira, Designer Revelação, Aluno Revelação, Melhor Inovação, Melhor Montra, Melhor Loja Física, Melhor Loja Online, Melhor Montra Stand e Melhor Stand.

Prémio Best Of
Prémio Best Of

Programa CINDOR

26 de Setembro
11-12h – Fotografia de anéis em fundo branco
14.30h-15.30h – Fotografia de pendentes em fundo branco
16h-17h – Fotografia de jóias suspensas em fundo branco
18.30h-19h – Edição de fotografia de jóias (Focus Stacking)

27 de Setembro
11-12h – Fotografia de jóias
15.00h às 17h – Fotografia de jóias em modelo
18.30h-19h – Edição de fotografia de Retrato

28 de Setembro
11-12h – Fotografia de anéis em fundo de cor
14.30h-15.30h – Fotografia de pendentes em fundo de cor
16h-17h – Fotografia de jóias suspensas em fundo de cor
18.30h-19h – Edição de fotografia de jóias (Retirar fundo)

29 de Setembro
11h-12h – Fotografia de retrato aberta aos visitantes da feira
14h-18h – Fotografia de retrato aberta aos visitantes da feira

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