PROGRAMA

Participe nas atividades do programa desta edição da Portojóia! Faça aqui a sua inscrição.



26 SETEMBRO

15H | COMÉRCIO ÉTICO E RESPONSÁVEL EM DIAMANTES, PEDRAS DE COR, PÉROLAS E CORAIS – O que fazer e o que evitar

Orador: Rui Galopim – CIBJO – The World Jewellery Confederation

Dada a crescente importância dada ao comércio ético e às práticas comerciais responsáveis, a CIBJO – The World Jewellery Confederation, publicou recentemente um manual de boas práticas para o comércio de artefactos de ourivesaria com materiais gemológicos o simplesmente de pedras soltas. O documento, de título original “CIBJO’s Do’s & Dont’s”, agora traduzido em Português pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, delegado oficial da CIBJO em Portugal, pretende contribuir para a aquisição de boas práticas de transparência e de ética profissional do que diz respeito à venda e promoção de diamantes, pedras de cor, pérolas e corais preciosos, vertente fundamental para a manutenção da confiança dos consumidores em produtos de joalharia e ourivesaria e no sector em geral. O Vice-Presidente do Setor A da CIBJO, Rui Galopim de Carvalho, irá apresentar o manual e demonstrar a sua pertinência em face dos desafios que as pedras atualmente colocam ao setor. Este manual, que é um guia de referência simples que não se substitui às normas publicadas nos CIBJO Blue Books, serve para dar assistência a quem lida com diamantes, pedras de cor, pérolas, corais preciosos e/ou produtos artificiais (e.g. pedras sintéticas), nomeadamente na compreensão das suas obrigações para com os seus clientes, dando igualmente recomendações na sua interação com fornecedores, tentando abranger toda a cadeia de distribuição e de valor do sector. Download do documento em Português no site da AORP.

Comércio ético e responsável em diamantes, pedras de cor, pérolas e corais - O que fazer e o que evitar
Comércio ético e responsável em diamantes, pedras de cor, pérolas e corais – O que fazer e o que evitar


16H30 | Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”

Orador: André Costa – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

Conheça os documentos alfandegários emitidos pela CCIP, no âmbito da exportação temporária e definitiva. Exportação Definitiva – Certificado de Origem Mais Facilidade na Transações Internacionais! Tem conhecimento que já existe o certificado de origem eletrónico? Sabia que já é possível dispensar o suporte de papel para atestar a origem? Neste momento, já é possível utilizar um certificado de origem de forma eletrónica, que pode ser validado pelo importador.

Exportação Temporária – Carnet Ata. Não perca tempo na alfândega! Sabia que cada vez que desloca temporariamente mercadorias para fora da União Europeia tem de assegurar a documentação das mesmas? Esta ferramenta dá pelo nome de Carnet AT e funciona com um passaporte da sua mercadoria, reconhecido internacionalmente em mais de 110 regiões /países. Entre enúmeras outras vantagens, permite às empresas fazerem negócios, poupando custos e evitando burocracias.

Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”

Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”



27 SETEMBRO

15H30 | “Online vs offline – o backstage de uma marca digital”

Orador: Mel Jewel

Marta e Luísa são os nomes, a cabeça e as mãos por detrás da Mel Jewel, marca de joalharia portuguesa, apresentada pela primeira vez ao público na edição do ano 2016 da PortoJóia e que venceu o prémio de “Melhor loja online” em 2018.

Designers de comunicação e joalharia, respectivamente, juntaram-se para concretizar o sonho de criar a sua marca de jóias que chega hoje a países como EUA, Inglaterra, Itália, Coreia do Norte, entre outros.

Na talk “Online vs offline – o backstage de uma marca digital” vão partilhar com todos o seu percurso mostrando que o universo do comércio online é o futuro, sempre de mãos dadas com acções offline, indispensáveis na criação de empatia com o cliente.


“Online vs offline – o backstage de uma marca digital”

19H30 | Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios

O Grande Prémio de Relojoaria distingue anualmente as melhores peças de relojoaria em diferentes categorias lançadas/apresentadas no período a que corresponde cada edição. O Anuário Relógios & Canetas pretende, com esta iniciativa, promover a indústria relojoeira, as suas marcas e representantes em Portugal, reconhecendo assim a sua importante contribuição para a evolução do setor dos serviços no país e, sobretudo, para o segmento do luxo. O Grande Prémio de Relojoaria tem as seguintes categorias: Relógio do Ano, Prémio Complicação, Prémio Relógio Masculino, Prémio Relógio Feminino, Prémio Relógio Desportivo, Prémio Melhor Design, Prémio para Melhor Relógio do “Quotidiano”, Prémio do Público, Prémio Especial do Júri. Os vencedores do Grande Prémio de Relojoaria 2019 serão anunciados em novembro, em evento a realizar no Hotel Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.

Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios

Short-list do Grande Prémio de Relojoaria Anuário dos Relógios



20H00 | Prémio Best Of

A Portojóia volta a premiar o talento e criatividade do setor com o Prémio Best Of 2019. Este prémio pretende distinguir o design e a inovação e já vai na quarta edição, elegendo os grandes vencedores em nove categorias: Prémio Carreira, Designer Revelação, Aluno Revelação, Melhor Inovação, Melhor Montra, Melhor Loja Física, Melhor Loja Online, Melhor Montra Stand e Melhor Stand.

Prémio Best Of
Prémio Best Of

28 SETEMBRO

18H00 | Dar ao Pedal – Team Building – Formação e Gestão Comportamental

Orador: Jorge Sequeira

Deslumbrante viagem pelas principais soft skills, que se encontram refletidas em cada uma das letras iniciais do acróstico “Dar ao Pedal”. Assim, o “D” reflete a Dúvida, instigando os participantes a questionar processos e atitudes, de modo a transformar a melhoria, não num episódio, mas numa constante das suas vidas. A letra “A” representa a Ambição, o querer sempre mais e melhor; o “R”, o Rigor, e assim sucessivamente, passando pela Autonomia, o Otimismo, e concluindo com a Luta, cujo termo remete para o conceito de resiliência. O que está na base do sucesso?… Como suscitar maior poder de iniciativa?… Estas e outras dimensões comportamentais serão abordadas, identificando as principais competências propulsoras de uma ação orientada para o alcance de resultados de exceção.

Prof. Doutor Jorge Sequeira

Dar ao Pedal – Team Building – Formação e Gestão Comportamental

NEWSLETTER