Oficina Portojóia

A OFICINA PORTOJÓIA – AULAS ABERTAS DE OURIVESARIA E JOALHARIA by CINDOR

É nas Oficinas que a magia dos metais começa, é na formação que crescem as sementes e as raízes do setor.

O que é a Oficina Portojóia?

Mais do que abrir as portas do Centro para partilhar o ambiente da aprendizagem, o CINDOR traz as Oficinas Tecnológicas ao maior certame de ourivesaria e joalharia do país – A Portojóia. Serão dinamizadas aulas abertas de diferentes técnicas de ourivesaria e joalharia para que todos possam assistir e participar.

O que vai poder ver?

Programa disponível em breve.

Porquê?

O mundo moveu-se! A formação profissional e o universo da ourivesaria também. Hoje, os formandos têm características e motivações bem diferentes e as empresas necessitam mais do que nunca de mão-de-obra qualificada, com competências distintas. Em boa verdade, o mercado mudou e é para lá que temos de olhar quando formamos profissionais capazes de responder aos mais diversos desafios. O momento de ouro que o setor atravessa requer mais do que nunca união e cooperação entre as empresas e a formação profissional. Nesta ponte que liga esses dois pilares fundamentais para o setor, circulam os formandos, os aprendizes que serão as mãos do futuro da indústria.

Como?

Também o CINDOR se moveu e estará presente na Portojóia para partilhar com todos o que fazem dentro de portas: ensinar esta tão bonita arte e perpetuá-la no tempo. Neste contexto de mudança, serão promovidas in loco oficinas abertas de formação tecnológica em diferentes áreas que compõem o setor:

  • Filigrana
  • Cinzelagem
  • Cravação

Para quê?

Quando no horizonte vemos a ourivesaria e a joalharia portuguesa a brilhar, sabemos que neste percurso que nos levará até lá, estão a formação especializada, o envolvimento das empresas, a captação e o acolhimento de formandos que permitam nutrir as necessidades da indústria. É para o horizonte que estaremos a olhar durante a Portojóia, nesta aliança de ouro entre a Exponor, empresas, formação especializada, formandos e todos os que contribuem todos os dias para elevar a joalharia portuguesa.

NEWSLETTER